Ferramenta gratuita para gerência de requisitos

Outro dia, uma pessoa perguntou em um grupo de discussões se alguém conhecia uma ferramenta para gerenciar requisitos. Um dos membros então informou sobre a ferramenta Controla. Você já ouviu falar dela?

O Controla tem como objetivo apoiar as atividades do processo de desenvolvimento de software, tais como o gerenciamento de requisitos e de mudanças ao longo de um projeto. Foi desenvolvida por Clayton Vieira Fraga Filho, como trabalho final do Bacharelado em Sistemas de Informação da Faculdade de Viçosa (FDV) – MG.

Como a ferramenta é gratuita na sua versão 1.0, ela pode ser uma boa opção para empresas de pequeno porte que necessitem melhorar seu processo de gestão de requisitos. Com certeza esta ferramenta poderá ser útil também para apoiar o processo Gerência de Requisitos - GRE do modelo MPS.BR, atendendo a alguns dos resultados esperados.

Dentre os principais recursos disponíveis destacam-se a gerência de requisitos, casos de uso e casos de teste e erros; o planejamento de liberações; o gerenciamento de implementações; o controle de dependência entre implementações; a matriz de rastreabilidade, o registro de métricas para todos os artefatos; a ferramenta de estimativa de tamanho de software por pontos de casos de uso; a ferramenta para priorização de requisito e a emissão dos seguintes documentos: Plano de Projeto, Casos de Uso e Especificação de Requisitos.

Informações mais detalhadas sobre o Controla podem ser vistas no artigo do próprio autor em Controla: Ferramenta de Apoio ao Processo de Desenvolvimento de Software em pequenas empresas

O link para download da ferramenta é http://www.linkados.com.br

Já fiz o download da ferramenta, mas ainda não a testei. E você, já conhecia esta ferramenta? O que achou dela? Deixe seu comentário!

0 $type={blogger}:

Postar um comentário

top
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil License.