Perdeu o emprego? Aproveite este momento favorável!

Este post parece estar fora dos temas do blog, mas pode acontecer com qualquer um, em qualquer área... Quem já passou por isso antes sabe que é um período em que a mente precisa de um tempo, variável para cada um, para estar com lucidez o suficiente e processar a situação, tornando-a a seu favor.

Uma das coisas em que mais acredito é que você deve manter sua confiança e sua capacidade de superar o momento, pois certamente dias melhores virão. Pensando nisso, eu tenho algumas dicas que, creio eu, podem contribuir para que você ao menos tente se manter bem:
  1. Não finja que nada aconteceu. Chore, grite, deixe a emoção sair, mas não permita que ela renda mais que o tempo necessário para assimilar o que aconteceu e tomar as rédeas novamente da situação. Quanto mais rápido você se recuperar, melhor!
  2. Não banque a vítima. Não comece a se crucificar, a se martirizar, a se perguntar "Por que isso foi acontecer justo comigo?" Isso pode acontecer com qualquer um, pode acontecer nas melhores famílias... Ninguém está isento de ser despedido, por melhor que profissionalmente seja. Na verdade, pense e procure entender o porquê isso aconteceu. Talvez, você possa compreender em que pode melhorar sua empregabilidade e investir mais em você mesmo.
  3. Procure a ajuda da família e dos amigos. Eles com certeza lhe darão o conforto e o acolhimento necessários em um momento como este. Além disso, peça também para que divulguem o seu currículo aos seus conhecidos e amigos.
  4. Procure manter-se ativo, movimente-se, aja! Com certeza, isso lhe fará se sentir bem, seja fazendo alguma atividade física ou mental. A idéia aqui é se sentir produtivo, de bem com a vida. Se puder fazer as duas atividades, melhor ainda.
  5. Mantenha-se atualizado. Na internet, existem hoje diversas opções, muito boas inclusive, de cursos a distância, gratuitos ou pagos. Há também tutoriais, apostilas, sites com conteúdo excelente. Enfim, material para se manter atualizado não falta!
  6. Queira realmente sair da posição (incômoda) em que se encontra. Parece estranha esta dica, mas não é. Há pessoas que inconscientemente preferem estar assim, desempregadas, embora aparentemente se posicionem ao contrário. Isso acontece, provavelmente, por estarem com baixa auto-estima. Deseje, de verdade, arrumar um emprego novamente e saia dessa!
  7. Aproveite o empurrão e abraçe a mudança. Esteja aberto para novas possibilidades, pois elas sempre existem. Será que não é hora de você rever os seus conceitos? Quem sabe não é o momento de pensar novamente naquele empreendimento que você sempre quis fazer e nunca teve coragem sequer de escrevê-lo no papel? Ou, quem sabe, considerar outras modalidades de se empregar? Organize suas idéias!
  8. Mantenha-se confiante. Não duvide, não tenha pena de você. Mude o que for necessário mudar e mantenha a confiança. Reveja o passado, aprenda com ele, aprenda com os seus erros. Só consegue ir adiante quem é capaz de confiar em si mesmo. Já viu o vídeo do Steve Jobs?

0 comentários:

Postar um comentário

top
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil License.