Adoro mapas mentais, uma técnica para fazer esquemas e resumos estruturados, que aprendi há uns três anos. Desde então, venho experimentando diversos tipos de software que ajudam na criação desses mapas, em suas versões gratuitas e pagas, algumas online. Também venho acompanhando as novas ferramentas que vão surgindo.

Em uma dessas ocasiões, conheci o XMind, na sua versão free, e adorei. Fácil de usar, sua interface é simples, bastante amigável e atraente. Possui ainda um recurso interessante: a possibilidade de aplicar temas e estilos aos mapas mentais. O aspecto negativo fica por conta da visualização prévia de impressão, que nem sempre é tão fiel ao resultado, bem como não há muitas opções relacionadas à modificação do layout de página. Para alguns, o fato de estar com a interface em inglês poderá ser também uma desvantagem. Mesmo assim, acho que vale a pena usar essa ferramenta.

O mapa mental da ilustração acima, elaborado para os níveis de maturidade do MPS.BR, foi feito utilizando-se esta ferramenta.

Para experimentar o XMind, vá em http://www.xmind.net/downloads/

0 $type={blogger}:

Postar um comentário

top
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil License.