Os guias do modelo MPS.BR foram atualizados


No início do mês de maio, eu postei um mapa mental contendo os processos de cada nível do MPS.BR. Porém, há poucos dias, foi lançada uma nova versão do modelo. Por isso, posto aqui novamente o mapa mental já atualizado para a versão do modelo de referência MPS.BR:2009. Basta clicar na imagem acima para ampliá-la.

Em resumo, as principais mudanças que ocorreram estão relacionadas a adequações para compatibilizar o modelo MPS.BR às normas ISO/IEC 12207:2008 e ISO/IEC 15504:2003, que constituem, juntamente com o CMMI-DEV, a base teórica do modelo MPS.BR.

Dentre essas mudanças, destacam-se a inclusão do processo Gerência de Portfólio de Projetos (GPP) no nível F, a exclusão do processo Análise de Causas de Problemas e Resolução (ACP) do nível A , tratado agora através de atributos de processo, e alteração do nome do processo Análise de Decisão e Resolução (ADR) para Gerência de Decisões (GDE), existente no nível C.

Além do Guia Geral, foram atualizados todos os outros guias de implementação, assim como o de Aquisição e de Avaliação. Os novos guias estão disponíveis no site da SOFTEX em http://www.softex.br/portal/mpsbr/_guias/default.asp

O Guia Geral:2009 entrará em vigor a partir de 30/06/2009, mas haverá um período de transição da versão anterior MR-MPS 1.2 para esta nova versão e, por essa razão, só a partir de 01/01/2010 é que serão válidas as avaliações MPS usando o modelo MR-MPS:2009.

0 $type={blogger}:

Postar um comentário

top
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil License.