“Aqueles que não podem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo.” George Santayana, 1905
Você já reparou que todos nós, ainda que não tenhamos consciência disso, já nascemos com a responsabilidade de um dia gerenciar um projeto? Um projeto próprio e importante, que é o de gerenciar a nossa própria vida. De início, nos comportamos como trainees, aprendendo com nossos mentores, a partir da experiência e vivência de cada um deles (pais e professores, por exemplo), ou seja, com os erros e acertos cometidos ao longo da vida. À medida que desenvolvemos nossos talentos e habilidades, começamos a dar início ao gerenciamento do nosso próprio projeto vivencial, cometendo nossos próprios erros, mas também aprendendo com eles e normalmente não os repetindo em situações similares. Algumas poucas pessoas costumam registrá-las em diários, de forma que isso se torne uma lembrança que nunca deve ser esquecida. Portanto, aprender com as lições que tomamos ao longo de nossas vidas é algo que nos é muito familiar, e sobretudo, natural de se fazer. Contudo, no âmbito do gerenciamento de projetos, o registro das lições aprendidas é algo mais do que desejável. É imprescindível!
Por essa razão, resolvi escrever uma espécie de guia, de tal forma que se tenha em mente exatamente o que deve ser feito para que o registro das lições aprendidas possa ser útil para outros projetos. A intenção aqui não é esgotar o assunto: ao contrário, é apenas sugerir uma boa prática.
O que é uma lição aprendida? |
|
Quem deve registrar as lições aprendidas? |
|
Quando registrar as lições aprendidas? |
|
Como registrar as lições aprendidas? |
|
Quando consultar a base de conhecimento organizacional de lições aprendidas? |
|
Você pode baixar o artigo completo em: http://www.box.net/shared/gh52kiae75
0 $type={blogger}:
Postar um comentário