Breve introdução ao Gerenciamento de Processos com BPM


Business Process Management (BPM) é uma metodologia para gerenciamento de processos, que pode ser apoiada pelo uso de ferramentas tecnológicas. Originada nos Estados Unidos, começou a ser amplamente utilizada por diversas empresas, interessadas em melhorar a implementação e o controle de suas estratégias organizacionais.

O objetivo é que a empresa reconheça os seus processos estratégicos e que a partir deles possa obter produtividade e eficiência, com a almejada competitividade. Também permite que sejam identificados os pontos onde pode haver melhoria nos processos visando o atendimento às necessidades do cliente. As melhorias que podem ser obtidas estão relacionadas ao custo, prazo, qualidade e à agilidade na execução do processo.

O BPM pode empregar ferramentas de modelagem para realizar o gerenciamento dos processos. Diferentemente do mapeamento de processos, a modelagem analisa profundamente um processo, objetivando criar um modelo ideal para se atingir um propósito específico, por exemplo, a automação do processo visando à melhoria de produtividade.

A modelagem pode ser feita empregando-se uma notação própria, denominada BPMN (Business Process Modeling Notation), considerada de fácil entendimento, que permite modelar os processos documentando como eles são hoje, e, a partir disso, projetar e descrever modelos ideais de como eles deveriam ser. Permite, ainda, monitorar e medir o negócio através de indicadores de desempenho, baseados nas atividades desses processos.

A metodologia BPM vem conquistando muitos adeptos no Brasil, pois os processos modelados vão se tornando cada vez mais alinhados e aderentes aos objetivos do negócio, colaborando na redução de custos e tempo, na melhoria contínua da qualidade e no alcance da competividade, demonstrando-se, portanto, eficaz na melhoria da gestão dos processos de negócio.

0 $type={blogger}:

Postar um comentário

top
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil License.