Você sabe escolher o melhor gráfico para exibir dados?

A escolha de um gráfico é de fundamental importância e extremamente útil quando se deseja fazer uma apresentação, demonstrar resultados ou sobretudo para elaborar gráficos de gestão à vista de indicadores da qualidade. Portanto, é vital que se saiba escolher qual tipo de gráfico é mais indicado para o uso pretendido.

Em um blog sobre como apresentar e comunicar efetivamente informações complexas (http://extremepresentation.typepad.com/blog/), há um quadro esquemático que ajuda na escolha de um tipo de gráfico. Na verdade, tudo depende de como se pretende apresentar os dados. Pode ser por meio de uma relação, pela distribuição, pela composição ou por comparação.

A melhor forma de entender isso é visualizar o quadro esquemático elaborado por Andrew Abela, cuja versão original está em inglês, disponível em arquivo no formato pdf. Há uma versão traduzida para o português, elaborada pelo Prof. Kenneth Corrêa. Porém, só é possível visualizá-la como imagem.

Além disso, há também uma outra dica que pode lhe ajudar na escolha do gráfico. No Chart Chooser, você escolhe no lado esquerdo uma categoria. Na verdade, a categoria expressa como você pretende apresentar os dados, da mesma forma como explicado acima. São exibidos então os tipos de gráficos possíveis para aquela categoria que você selecionou. 

Porém, o site oferece uma coisa a mais: clique em um dos gráficos que foram exibidos para a categoria e serão mostrados links para download daquele gráfico, tanto no formato do Excel, quanto no PowerPoint.

0 comentários:

Postar um comentário

top
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil License.